sábado, 24 de novembro de 2012

muscle cars ( carros musculosos)

     Os muscle cars americanos marcaram época.  De 1964 quando começou, até seu final devido a crise do petróleo no inicio da década de 70.


      Nove entre dez entusiastas de musclecar reconhecem que o PONTIAC GTO 1964 seja o primeiro.

      O GTO foi idealizado por John Zachary Delorean engenheiro que ao longo da carreira foi presidente da PONTIAC  subsidiaria da General Motors, Deloren teve a grande ideia de colocar um motor bigblock( acima de 6.000 cilindradas) em um veiculo que na epoca era considerado pequeno (poneycar) vê se pode?
      Nos padrões atuais ele seria de médio para grande.
      Na década de setenta começou o seu declínio e o final agonizante, com motores de baixa potencia.

      Mas entre o começo e o final nasceram automóveis épicos.


     Um dos meus preferidos é o plymouth barracuda, um dos mais rápidos muscle car, que teve seu ápice em 1968 com o a serie super stock com sua agressiva entrada de ar do capo, e que foi imortalizado nos cinemas no filme velozes e mortais.

       Seu motor um Hemi 426 com dois quadrijet´s esbanjava saúde, mas sua direção era muito dura devido a retirada da direção hidráulica, pelo pouco espaço que sobrava com a colocação do motor elefante.   Tirando todas as dificuldades de conduzi lo ele deve ter uma aceleração brutal, sem comentários.

     Outro diferenciado é o CHEVELLE SS LS 454 1970, um muscle car mais potente produzido.
     Esta frente com quatro faróis só saiu em 1970, para mim a mais bonita.



      Este é o DODGE Charger Daytona que com seu quase clone Plymouth Superbird logo abaixo
         conquistaram vários títulos em corridas.
 Com muito poucas diferenças diga se de passagem.



Buick GSX 1970 um dos poucos musclecar da marca Buick.




São poucos que conhecem este é o AMC( American Motors Company) JAVELIN 1969.
  



    Ford GRAN TORINO 1972, o carro de corridas da ford, e que brilhou nas telas de cinema no filme ``Gran Torino´´ estrelado por clint eastwood.


     Olds mobile cutlass 442, porque 442?  Os números falam da carburação quádrupla (quadrijet), cambio de 4 marchas e duas saídas de escapamento. 

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